Nossos Artigos

Empréstimo para Aposentados

Aposentados e pensionistas do INSS: descubra quantos empréstimos você pode fazer com as novas regras do consignado em 2022.

O empréstimo consignado tem suas parcelas mensais descontadas automaticamente do pagamento do beneficiário INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, muitos aposentados e pensionistas têm dúvida sobre quantos empréstimos podem ser feitos ao mesmo tempo utilizando a margem consignável.

Primeiro, é bom frisar que os descontos consignatários devem sempre respeitar a margem consignável do tomador. Sendo assim, cada um pode ter mais de um empréstimo simultaneamente, mas dentro desse limite imposto legalmente.

Inclusive, este limite foi elevado em 2022 para 45% da renda líquida, dividido em: empréstimos consignados (35%), cartão de crédito consignado (5%) e cartão consignado de benefício (5%).

Quer saber quantos empréstimos é possível ter? Entenda como os novos contratos são aprovados e saiba se você ainda tem direito a novos empréstimos.

Quantos empréstimos consignados é possível ter simultaneamente?
O empréstimo consignado está disponível para os aposentados e pensionistas do INSS (incluindo titulares do Benefício de Prestação Continuada); servidores públicos de todas as esferas; militares das Forças Armadas; trabalhadores celetistas; e beneficiários do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do governo federal.

Muitas vezes, é comum que mesmo já tendo um empréstimo em andamento as pessoas ainda precisem de dinheiro extra. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando emergências financeiras surgem, como um problema de saúde, o aumento do custo de vida ou a perda de renda de algum familiar. Gastos não previstos também geram a necessidade de buscar alternativas para conseguir o dinheiro extra.

Uma dúvida comum nestas situações é sobre a possibilidade de contratar novo empréstimo consignado quando já há um ou mais contratos vigentes em andamento. Sem saber essa informação, um aposentado pode acabar contratando linha de crédito pessoal mais cara – afinal, o empréstimo consignado é o crédito mais barato do mercado.

Mas, afinal, como funciona a liberação de um segundo empréstimo? Existe limite para a quantidade de empréstimos que o aposentado ou pensionista INSS pode ter?

Teto da margem consignável
Embora mais acessível, porque dispensa a análise de crédito e a consulta ao SPC ou Serasa, existem algumas regras para conseguir o crédito consignado.

A principal condição para que um segundo ou mais empréstimos seja aprovado é ter margem consignável disponível. Ou seja, é necessário que as parcelas do novo crédito caibam dentro da margem consignável INSS.

Veja agora: Liberado o aumento de margem no consignado INSS, público e privado
Assim, mesmo quem já tem um ou mais contratos ativos, pode contratar um novo empréstimo consignado desde que ainda tenha margem livre.

Para os casos em que esse valor já foi excedido as opções para obter dinheiro extra são: refinanciamento ou portabilidade.

Está Gostando do nosso conteúdo?COMPARTILHE

Siga nossas Redes socias

Post Mais Recetes:

Saque fgts

Saque do Fgts 2022

Os trabalhadores brasileiros, registrados no modelo CLT, ou seja, com carteira assinada, possuem alguns direitos garantidos pelas leis trabalhistas. Um deles é o Fundo de

Leia Mias »
Enviar Mensagem
Estamos online, em que podemos ajudar?
Em que posso ajudar?